28 nov. 2007

Je parle portugais

ESPAÇO « JE PARLE PORTUGAIS » 2007

Do dia 22 ao dia 25 de Novembro o espaço “Je parle portugais”, integrou pelo terceiro ano consecutivo o "Salon de l'Education" (Salão da Educação) de Paris. Iniciativa da Associação Cap Magellan, este espaço dedicado a lusofonia constitui um lugar de dinamismo relativo à acção e as presenças em redor da língua portuguesa.
Esta oportunidade é o resultado do reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos últimos anos mas igualmente o trabalho de abordagem desenvolvido pela "Ligue de l'enseignement" (Liga do ensino), organizadora do "Salon de l'Education".

Este ano, o espaço “Je parle portugais” permitio a celebração da língua portuguesa durante 4 dias e mostrar uma imagem moderna e dinámica da língua, por meio de:

ATELIERS

Atelier sobre o Voluntariado Internacional em Empresa animado pelo CIVI
Atelier “qual é a vantagem de escolher o português para o BTS”, animado por Luis Da Silva, Professor ao ENC Bessières (Escola Nacional de Comércio).
Atelier “que fazer com um LLCE ou LEA de português” animado pela ADEPBA, este atelier apresentou-nos as perspectivas profissionais para os titulares de um LLCE (Línguas Literaturas e Civilizações Estrangeiras) ou um LEA (Línguas Estrangeiras Aplicadas) de português.
Atelier sobre os Programas destinados aos lusodescendentes, animado por Ana Brigeiro da DGACCP do Porto, este atelier apresentou os programas destinados aos lusodescendentes (estágio, cidadania, educação…).
Atelier “viver e trabalhar em Portugal”, animado pelo conselheiro EURES João Medroa.

ANIMAÇÕES

As danças Lusófonas em destaque…
Domingo 25 de Novembro, uma verdadeira arajem fresca soprou sobre o "Salon de l'Education" com as representações de Capoeira Angolana (Angoleiros do Mar), de Samba (Allez-Samba) e Percussões Africanas (Danses Africaines et Percussions).

VISITAS INSTITUCIONAIS

Sr. António Monteiro, Embaixador de Portugal em França.
Sr. Jean Paul Huchon, Presidente do Conselho regional de Ile-de-France
Sra. Roselyne Bachelot, Ministra da Saúde, da Juventude e dos Desportos
Sr. Xavier Darcos, Ministro da Educação nacional.
Sr. Jean-Marc Roirant, Secretário geral da Liga do ensino.
Sra. Nadia Bellaoui, Secretária nacional da Liga do ensino
Sr. Michel PEREZ, Inspector Geral da Educação Nacional, responsável do grupo de português.

CONCURSOS

Concursos “Je parle portugais”, com prémio uma viaja à Portugal, de avião com TAP air Portugal e também vários CDs de música e livros lusófonos.

STANDS

ADEPBA, Cap Magellan, DSE Departamento Estágios e Emprego, Instituto Camões, Coordenação Geral do Ensino, Ministério da Educação, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Instituto Português da Juventude, Movijovem, CCPF, TAP Portugal, CLP TV, Radio Alfa, Espaço Animação, Espaço Multimédia, Espaço Exposição.

DIA PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS NA FRANÇA

A ADEPBA organisou um dia destinado aos professores e estudantes de português no sábado 24 de Novembro. Este dia foi presidido por Michel Perez, Inspector Geral da Educação Nacional, responsável do grupo de português. Diferentes temáticas foram abordadas:

Trocas internacionais e viagens escolares no estrangeiro eTwinning
- Apresentação de eTwinning: plataforma de intercâmbios electrónicos à objectivo pedagógico, animado por Brigitte BOITEL-BONFILS, professora de português, encarregada de missão LVE do CRDP de Paris, membro da ADEPBA.
- Testemunhos sobre as intercâmbios escolares no quadro do eTwinning. Animado por Sandrine ARAGON, professora de letras modernas.
As viagens escolares
- Organização e Programa de viagens escolares no estrangeiro, animado por João Cabral, MOVIJOVEM (Auberges de jeunesse du Portugal) Hermano SANCHES RUIVO, presidente da Associação Cap Magellan
- Organização de uma viagem pedagógica no estrangeiro, aspecto jurídico e financeiro - Exploração pedagógica das viagens à Portugal e ao Brasil no curso de português, animado por Anne-Marie STOENESCO, professora de portugueses.

Literatura, cinema e guerras coloniais: A margem dos murmúrios Lídia Jorge
- uma margem entre literatura e cinema, animado por Christophe GONZALEZ, Professor das universidades, Universidade de Toulouse Le Mirail, presidente do ADEPBA.
- Portugal e as suas guerras coloniais animados por Yves LÉONARD, historiador, professor à IEP - Ciências PO, Paris. Aspectos da guerra na novela e no filme, e José Carlos JANELA ANTUNES, historiador, professor ao Liceu internacional de Saint Germain en Laye.
Atelier sobre o DVD “Le rivage des murmures”

MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

O canal de televisão CLPTv, Rádio Alfa e a revista mensal CAPMag, cobriram o acontecimento directamente desde o Espaço “Je parle portugais”. Nesta ocasião, entrevistas, reportagens e retransmissões em directo foram realizadas durante toda a duração da feira.

UMA INICIATIVA DE CAP MAGELLAN

A Associação Cap Magellan, fundada em 1991, é uma associação francesa de jovens lusodescendentes, lusófonos e lusofilos, e a principal associação de jovens lusófonos ou lusofilos na Europa. Pioneira, deseja chamar a atenção sobre as vantagens de uma cultura e uma língua internacional numa sociedade em mutação, virada para o futuro e a Europa. Cap Magellan participa assim activamente na vida da comunidade portuguesa e lusófona de França, tendo um papel activo no desenvolvimento das relações entre a França, Portugal e outros países de língua portuguesa nos domínios da juventude, das trocas, da cultura, da cidadania e a organização de acontecimentos neste domínios. Com uma forte dimensão de informação, (revista, guia prático, sítio internet e centro de documentação), a associação desenvolve projectos culturais (exposições, concertos), apoia a formação, estágios e emprego, e organização de campanhas de cidadania (segurança rodoviária, luta contra as discriminações, a importância do voto, luta contra a SIDA). www.capmagellan.org

Aucun commentaire: