11 févr. 2008

Azagaia - As mentiras da verdade



Azagaia é um rapper moçambicano que denuncia a corrupção e muitos outros males do seu país. "As mentiras da verdade" faz parte do seu álbum "Babalaze", que em Moçambique significa "ressaca", em referência à obra "Babalaze das Hienas" do poeta Moçambicano José Craveirinha.



E se eu te dissesse

Que Samora foi assassinado

Por gente do governo que até hoje finge que procura o culpado

E que foi tudo planeado

Pra que parecesse um acidente e o caso fosse logo abafado

E se eu te dissesse

Que o Anibalzinho é mais um pau mandado

Que não fugiu da Machava mas foi libertado

Pelo mesmo sistema judicial que o tem condenado

E o mais provável é que ele agora seja eliminado

E se eu te dissesse

Que Siba-Siba,

Coitado foi uma vítima

Da corja homicida

Que matou Cardoso na avenida

Não Aníbal e a sua equipa

Condenados pelos media

Mas a mesma que deixou

Pedro Langa sem vida

E se eu te dissesse

Que Moçambique não é tão pobre como parece

Que são falsas estatísticas

E há alguém que enriquece

Com dinheiros do FMI,OMS e UNICEF

Depois faz o povo crer

Que a economia é que não cresce

E se eu te dissesse

Que a oposição

Neste país não tem esperança

Porque o povo foi ensinado a ter medo da mudança

Mas e se eu te dissesse

Que a oposição e o governo não se diferem

Comem todos no mesmo prato

E tudo esta como eles querem

E se eu te dissesse

Que a barragem Cahora Bassa não é nossa

É dum punhado de gente que ainda vai encher a bolsa

E se eu te dissesse que há jornais

Que fabricam informação

Pra venderem mais papel e ganharem promoção

E que são os mesmos que nos vendem

Aquela imagem de caos

Que transformam simples ovelhas em lobos maus

E se eu te dissesse

Que há canais de televisão comprometidos

Com o governo e só abordam os assuntos permitidos

Que esses telejornais já foram todos vendidos

Vocês só vêm o que eles querem

E eles querem os vossos sorrisos

E se eu te dissesse

Que o Sida em Moçambique é um negocio

ONGs olham pra o governo como um sócio

Refrão: Porque nem tudo que eles dizem é verdade--é verdade

Porque nem tudo que eles não dizem não é verdade--é verdade (2x)

Eles fazem te pensar que tu sabes-- mas não sabes

Cuidado com as mentiras da verdade--é verdade



II

Se eu te dissesse

Que a historia que tu estudas tem mentiras

Que o teu cérebro é lavado em cada boa nota que tiras

Que a revolução não foi feita só com canções e vivas

Houve traição, tortura e versões escondidas

E se eu te dissesse

Que antigos combatentes vivem de memorias

Deram a vida pela pátria e o governo só lhes conta historias

Quantos nos dias de hoje dariam metade que eles deram?

Em nome de Moçambique, nem os que vocês elegeram

E se eu te dissesse

Que o deixa andar não deixou de existir

Veja os corruptos a brincar de tentarem se impedir

Comissões de anti-corrupção criadas por corruptos

A subornarem-se entre eles pra multiplicar os lucros

E se eu te dissesse

Que as vagas anunciadas já tem donos

Fazemos bichas nas estradas mas nem sequer supomos

Que metade das entradas pertencem a esquemas de subornos

Universidades estão compradas mas que raio de merda somos?

E se eu te dissesse

Que o teu diploma de engenheiro não é pra hoje

Enquanto saem 100 economista, engenheiros saem 2

Lares universitários abarrotados de gente

Vai ver as pautas a vermelho e os docentes indiferentes

E se eu te dissesse

Que neste país os estrangeiros é que mandam

Tem o emprego e o salário que querem ainda mandam

Meia dúzia de nacionais pra rua

É o neocolonialismo da maneira mais crua

E se eu te dissesse

Que a cor da tua pele conta muito

Quanto mais clara, mais portas que se abrem é absurdo

Os critérios de selecção pra emprego

Vais pra empresas tipo bancos e não encontras nem um negro

E se eu te dissesse

Que a policia da republica é uma comédia

São magrinhos, sem postura e se vendem por uma moeda

Agora matam-se entre eles traição na corporação

Afinal de contas quem é o policia, quem é ladrão?

E se eu te dissesse

Que há bancos que financiam partidos

E meia volta aparecem com os cofres falidos...

Refrão (ate ao fim)...


Encontrado no www.esquerda.net

Aucun commentaire: