1 mai 2009

Voto de protesto no Parlamento

Santa Comba Dão: parlamento aprova voto de protesto do Bloco
30-Abr-2009


A Câmara Municipal de Santa Comba Dão homenageou o ditador Salazar no passado dia 25 de AbrilO parlamento aprovou esta quinta-feira um voto de protesto do Bloco de Esquerda que condena a atitude da Câmara Muncipal de Santa Comba Dão, ao inaugurar uma praça com o nome do ditador Oliveira Salazar, no passado dia 25 de Abril. PS, PCP, Bloco, PEV, a deputada Luísa Mesquita (independente) e a deputada Zita Seabra (PSD) votaram a favor. PSD e CDS votaram contra.

Recorde-se que no dia 24 de Abril, o CDS e o PSD opuseram-se a que o Plenário da Assembleia da República discutisse este voto de condenação da atitude da Câmara Municipal de Santa Comba Dão. Passado uma semana, foi finalmente possível proceder à sua votação, tendo o voto sido aprovado. As bancadas da direita votaram contra, argumentando que "não recebem lições de democracia do Bloco de Esquerda".


Voto de protesto pela inauguração, no dia 25 de Abril, da remodelação da Praça Salazar, em Santa Comba Dão:

Considerando que:

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão anunciou que vai inaugurar no dia 25 de Abril a remodelação de uma praça da cidade a que foi dado o nome de Salazar.

Na placa, exposta nessa praça, Salazar é apresentado como "professor universitário e estadista", omitindo-se o seu papel histórico como ditador à frente de um regime político anti-democrático e repressivo.

A Assembleia da República, reunida em plenário, delibera:

- Repudiar todas as tentativas de branqueamento da imagem de Oliveira Salazar, responsável máximo por uma das mais longas ditaduras do século XX.

- Expressar a sua surpresa e indignação pelo facto de a Câmara Municipal de Santa Comba Dão inaugurar no dia 25 de Abril a remodelação de uma praça a que foi dado o nome do ditador Oliveira Salazar.

São Bento, 24 de Abril de 2009

Os Deputados e Deputadas do Bloco de Esquerda

Aucun commentaire: