20 janv. 2007

Alte na roda do tempo

Isabel Raposo, natural de Lisboa, é arquitecta pela ESBAL (1976) e urbanista pelo Institut d'Urbanisme de Paris (1986). Trabalhou em Maputo, na Direcção Nacional de Habitação/Instituto de Planeamento Físico. Realizou diversas pesquisas sobre as tipologias sócio-espaciais e a transformação do habitat rural, em Portugal e em Moçambique. Co-publicou, em 1994, Maisons de rêve au Portugal, recentemente editado em português (Edições Salamandra) e prepara uma publicação sobre Manica (Moçambique). Tem participado, desde 1975, em diferentes acções de reabilitação urbana em Lisboa (SAAL), Lamego, Castelo Bom e Alte.

Alte na roda do tempo é um ensaio monográfico sobre uma freguesia do interior algarvio, que se estende da serra ao barrocal. O tema central, a salvaguarda do património construído antigo da aldeia-sede, é aqui abordado numa perspectiva de desenvolvimento local, assente numa diversificação integrada da actividade económica. A história, subjacente a toda a pesquisa, permitiu identificar uma tipologia habitacional significativa da organização social.
As aceleradas transformações sociais e económicas, em curso, determinam alterações importantes nos tipos de casa; reabilitar as construções antigas supõe, antes de mais, uma mudança das atitudes e das práticas. Fazer de Alte, um centro cultural do interior, surge como uma ideia forte capaz de congregar esforços conducentes à revalorização do núcleo antigo e à revitalização do lugar.

Isabel Raposo, in Alte na roda do tempo, Março 1995

Aucun commentaire: